top of page
Buscar
  • Foto do escritorVila Recicla

Sua cidade gera muito entulho? Agradeça!

Por: Claudio Paixão


É provável que você tenha clicado para ler este artigo bastante desconfiado. Como alguém poderia agradecer pela alta geração de resíduos da construção civil? Esses materiais não degradam o meio ambiente, entopem bueiros e são locais de proliferação de vetores de doenças?

Sim, caro leitor, você está correto! Resíduos são materiais não aproveitados e representam desperdício, o objetivo deve ser sempre a não geração. Acontece que, no Brasil, aumento de renda per capita e alta geração de resíduos andam lado a lado. Ou seja, muito entulho em sua cidade representa prosperidade, crescimento e são ótimos indicadores de que os cidadãos estão melhorando de vida, a cidade está crescendo e se modernizando.

Pense bem, da onde vem o entulho? Segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), dos resíduos de construção no Espírito Santo, 60% provêm de pequenas reformas; 20% de construções novas; e 20% de residências e prédios. Ou seja, a maior parte desse resíduo é proveniente de cidadãos comuns, que finalmente puderam construir ou reformar a sua residência, dando mais conforto a sua família e tendo mais qualidade de vida. Portanto, se você mora no Brasil, e a sua cidade não gera muito entulho, algo provavelmente está errado!

Não pense que por isso você deve ficar feliz ao ver uma montanha de entulhos jogados bem ao lado da sua casa. Pelo contrário, está aí um grande problema e uma grande oportunidade desperdiçada por todos.


Descarte irregular de entulho no município da Serra - ES. Fonte: Everton Nunes/Secom-PMS.


Os resíduos da construção civil possuem local correto de descarte, que são as usinas de reciclagem. Ao descartar em locais adequados, esse “problema” se transforma em matéria prima de qualidade. A reciclagem pode transformar esse material em solução para o setor da construção civil, já que a partir dele são produzidos “Agregados Reciclados”, produtos que substituem os agregados naturais, evitam a degradação ambiental e promovem a melhor alocação de recursos escassos. Ao aplicarmos materiais reciclados, podemos utilizar as reservas minerais para fins nobres, como preparação de concretos especiais, tão importantes para o desenvolvimento urbano.

Espero que após essa leitura, você olhe de forma diferente para o entulho de sua cidade, agradeça pela prosperidade que ele representa e saiba identificar todas as oportunidades que podem surgir a partir dele. Saiba que o problema do descarte irregular pode e deve ser solucionado. Até porque, existem pessoas que dedicam sua vida a isso, como nós da Vila Recicla.


Claudio Paixão

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo

Sócio-proprietário e Diretor de Projetos da Vila Recicla 

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page