Buscar
  • Vila Recicla

O Pequeno Gerador de Resíduos da Construção Civil

Atualizado: 1 de Set de 2020

Por: Claudio Paixão 


Se você é um pequeno gerador de resíduos, e não possui empresa ou empreendimento que gere uma grande quantidade de materiais dos quais não aproveita, deve ter poucos problemas com isso. Você provavelmente aprendeu que deve jogar na lixeira, acondicionar corretamente e colocar o lixo para fora de casa no horário correto. Contanto que seja uma pessoa bem educada, essa questão se tornará uma rotina no seu dia a dia. Porém, em relação ao seu entulho, você sabe como gerir?


Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) 60% os resíduos gerados nas cidades são da construção civil. Ou seja, geramos mais entulho do que resíduos “domiciliares”. Diante desse cenário, é de se esperar que você saiba exatamente como descartar quando realizar uma obra ou reforma.


A maioria das pessoas sabe que existem empresas que alugam caçambas estacionárias e podem transportar o entulho. Entretanto, poucas sabem que devem cobrar dessas empresas o comprovante de descarte correto, que confirma que essa empresa não fez apenas o trabalho de tirar o seu resíduo de sua porta e jogá-lo na porta do seu vizinho, e comprova que seu resíduo foi destinado em aterro sanitário ou usina de reciclagem.


Se sua obra produz apenas um saco de entulho, existem maneiras mais baratas que uma caçamba estacionária para destinar o que sobra, porém com maior probabilidade de descarte irregular. Nesse caso, o cenário ideal é que você procure por locais regulares de descarte de pequenos volumes de resíduos, os chamados “Ecopontos”. Onde esse material será posteriormente enviado para a reciclagem ou aterro sanitário.

O grande problema é quando não há nenhuma opção de descarte correto para quem gera apenas alguns sacos de entulho, os indivíduos não sabem onde destiná-los e acabam não se importando com isso. Como resultado, o município paga caro na limpeza de pontos viciados de lixo, esses pontos se tornam local de proliferação de vetores de doenças e poluição visual da cidade.


Uma boa gestão dos resíduos da construção civil começa pelo pequeno gerador. Você deve se informar melhor sobre os possíveis destinos para os resíduos que gera, seja na internet ou na prefeitura de sua cidade. E se em seu município não existe um destino adequado, deve cobrar que seja criado, pois de uma maneira ou de outra, você vai prejudicar outras pessoas e pagar pela limpeza.


Claudio Paixão

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo

Sócio-proprietário e Diretor de Projetos da Vila Recicla


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo